“Memória do passado é herança a agradecer, a conservar e a valorizar”

sábado, 9 de junho de 2012

Chimarrão

Eu mateando. Acampamento de rodeio,
na chacára do Patrão Gabardo











O chimarrão é uma bebida comunitária, apesar de alguns  tomarem  a sós.  O chimarrão é símbolo da hospitalidade Quitandinhense,  quem chega como visita em uma casa dessa região, é recebido logo com uma cuia de chimarrão, geralmente acompanhado por um paieiro (cigarro de palha).
A água não pode estar em estado fervente, pois isso queima a erva e modifica seu gosto. Deve apenas esquentar o suficiente para "chiar" na chaleira. Enquanto a água esquenta, se  prepara o chimarrão.
Há quem diga que isso acaba estabelecendo a união dos presentes, mas é unânime o entendimento de que tomar chimarrão é um ato amistoso e agregador entre os que o fazem, comparado muitas vezes com o costume do cachimbo da paz. Enquanto você passa o chimarrão para o próximo bebê-lo, ele vai ficando melhor. Isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão.
. Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a cuia "roncar". Se considera uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer roncá-lo.

Um comentário:

  1. Conheci seu blog hoje, conversando com meu avô, fiquei surpreso ao verificar a lucidez de suas memórias. Ele chama José Colaço, tem 95 anos, filho de Sebastião Rodrigues de Lima e Zeferina Maria Colaço. Fui confrontar as histórias dele, pois fala de vários personagens e eles realmente estão gravados na história. Fui perguntando e ele interava a história. Vou tirar um tempo e procurar algum remanescente da época dele e levá-lo para visitar. Um abraço

    ResponderExcluir