“Memória do passado é herança a agradecer, a conservar e a valorizar”

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A implantação do município


A implantação do município

          Foi bastante difícil a arrancada para que o município funcionasse. Não existia um prédio para a instalação da prefeitura, nem existiam móveis, nem máquina de escrever ou calcular. Para falar a verdade, não existia nem lápis para as primeiras anotações.
          Porém, o prefeito eleito, Eleutério Ricardo de Andrade, tinha um tio que era suplente de deputado e mais tarde veio a ser deputado o Sr. João Leopoldo Jacomél, o qual tinha muita influencia junto ao governador Ney Braga, que conseguiu uma verba de quinhentos mil cruzeiros para que o prefeito pudesse efetuar a instalação do município. De início, a prefeitura funcionou dentro de um posto de gasolina de proprietário do Sr. Francisco Lechinoski, e a Câmara funcionou numa sala na casa do Sr. José Mika.
          Decorridos os primeiros quatro anos de funcionamento, com a eleição de um novo prefeito, Sr. José Steffel Filho, a prefeitura foi transferida para duas peças da residência da Sr. Cecília Rocha Steffel e a Câmara Municipal foi transferida para a varanda da casa do Sr. Francisco Scocek, que era na época vereador e presidente da Câmara Municipal.
          Também o serviço de energia elétrica da cidade era dos mais precários, havendo apenas um gerador elétrico, movido a óleo diesel, que funcionava das 7 horas às 11 horas da noite.
          Existia na cidade e no município apenas o ensino de primeira à quarta série primária, ministrado numa escolinha velha na sede do município, com apenas uma sala de aula.
          No ano de 1965, o prefeito Eleutério Ricardo de Andrade deu início à construção de uma nova escola para a cidade, com três salas de aula e demais dependências, cuja obra foi concluída e instalada oficialmente no ano de 1966 pelo prefeito José Steffel, com o nome de Grupo Escolar “Eleutério Fernandes de Andrade”.
          OBS.- Essa escola hoje está com 13 salas de aula, funcionando em 3 turnos, com ensino de primeiro e segundos graus.
          No mandato do prefeito José Steffel Filho, o município teve um bom impulso, sendo que, além do grupo escolar, foi construída e inaugurada, pelo Departamento de Energia Elétrica do Paraná, a extensão da rede elétrica de Campo do Tenente a Quitandinha, numa distância de 23 km, sem que a população tivesse um centavo de despesa. Também nessa época, na gestão de José Steffel, foi construído o prédio próprio para a prefeitura municipal, além do primeiro posto de saúde para o município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário