“Memória do passado é herança a agradecer, a conservar e a valorizar”

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Areia Branca


Areia Branca
do livro de história do Estado do Paraná, com ortografia da época


          Areia Branca é o florescente e pitoresco distrito policial do Município da Lapa, cujas terras são de maravilhosa fertilidade, ricas dos melhores hervaes reputados de grande rendimento e de excelente qualidade.
          Na sede do distrito a bella Egreja do Bom Jesus reúne os fiéis, no amor e na religião de Deus. A construção desse templo deve-se essencialmente aos esforços do Sr. Tte. Eleutério F. de Andrade e foi em 1917. Areia Branca dista 60, 33  e 42 km., de Curityba, Lapa e Araucária, respectivamente. Todo progresso desse recanto está vinculado indissoluvelmente ao nome do saudoso Capitão Serafim de Oliveira e Silva, republicano puro e patriota fervoroso, Pae do Cel. José Ferreira do Amaral e Silva, proprietário da Fazenda Sant’ Ana do Herval a principal fazendo de Areia Branca, de que é um grande benemérito. No Rio da Várzea há uma bella e sólida ponte de imbúia, mandada construir pelo Governo do Estado, quando Presidente o Dr. Afonso A. de Camargo.
          Na sede do distrito há três casas comerciais das quaes a maior e mais sortida é a do Sr. Tte. Eleutério F. de Andrade, que é também proprietário da Serraria Bom Jesus, movida a força hydraulica.
          O clima de Areia Branca á ameno, e laborioso e trabalhador o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário