“Memória do passado é herança a agradecer, a conservar e a valorizar”

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dados



                                      Dados Gerais                                                


O nome primitivo de Quitandinha, era Areia Branca.


Nos meados do século XIX, quando tudo por aqui era sertão,uma família denominada "Pretos" subindo pelo Rio da Varzea em rudes canoas, adquiriram uma área de terra ao lado direito de um arroio, hoje próximo a funerária.
Em seguida, outra família, desta vez família "Brancos" também subindo pelo Rio da Várzea, se estabeleceram no lado esquerdo do Arroio do Turvo, hoje próximo a Lataria e Pintura do Dório.
Vindo mais tarde o desbravador Bento Dias de Morais verificou que entre os dois rios era uma área desocupada,  onde justamente hoje é a sede do município de Quitandinha.


Com a vinda destes primeiros moradores, outras pessoas foram se instalando nessa região, onde deram o nome de Areia Branca,em razão da cor cristalina das areias encontradas nas margens dos Rios.



O município de Quitandinha tem uma área de 447 km² e sua população é, segundo o Censo de 2010, de 17.089 habitantes. Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Quitandinha faz fronteira ao norte com os municípios da Lapa e de Contenda, a leste de Mandirituba e Agudos do Sul, a oeste com Campo do Tenente e ao sul com o município de Piên.O clima do município é variável, com mudanças bruscas de temperatura e com geadas entre os meses de maio a agosto, além de chuvas regulares durante o ano.Quitandinha situar-se a 820 metros acima do nível do mar e tem como principal e maior rio do município, o Rio da Várzea. Entre os rios menores, mas não menos importantes ainda existem o Rio do Poço, Rio Caí, Rio Ribeirão Vermelho, Rio do Doce, Rio Lambari, Rio Três Barras, Arroio da Campina, os quais, além de banharem o município ainda servem de linha divisória de Quitandinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário