Rio da Várzea é um rio Paranaense que nasce na serra do mar, no município de Tijucas do Sul, aumentando suas águas em Lagoinha, hoje um local muito frequentado como atração turística, conhecida como Saltinho, ; atravessa dividindo os municípios de Agudos do Sul e Mandirituba, serpenteia nosso município Quitandinha; dividindo os municípios de Rio Negro e Lapa.
O mesmo deságua no Rio Negro, que deságua no Rio Iguaçu, que deságua no Rio Paraná e finalmente no Oceano Atlântico.
O Rio da Várzea, é procurado por pescadores de finais de semana, pela quantidade e variedades de peixes.
Através de pesquisas realizadas com antigos moradores, chegou-se à conclusão de que, quando tudo por aqui era sertão, nossos pioneiros , viajando em rudes canoas, subiram o Rio da Várzea e adquiriram uma área de terras dando início a Quitandinha.
Não menos importante, além de outros rios e arroios que serpenteiam nosso município, destaco o Rio do Turvo e o Ribeirão Areia Branca.
Segundo informações que obtive no escritório da Topografia Farina, o Rio do Turvo nasce na localidade do Campestrinho, e o Ribeirão Areia Branca que nasce no Tanque do Moura localidade da Campina. Ambos desaguam no Rio da Varzea, um próximo a oficina do Dório, outro próximo a Funerária do Bira.
Saltinho
Ribeirão Areia Branca
Rio do Turvo
Rio da Várzea
Ponte sobre o Rio da Várzea
Gostaria de saber se tem foto do encontro do Rio da Várzea com o Rio Negro?
ResponderExcluirSim
ResponderExcluir