“Memória do passado é herança a agradecer, a conservar e a valorizar”

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SAMU 192


1ª Equipe - Agosto de 2012




Equipe em Treinamento
 

 

 

Desde agosto, quando foi implantado o Sistema de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU 192, no município de Quitandinha, o serviço tem sido prestado com plantão 24 horas para a população.
O SAMU de Quitandinha conta com 10 profissionais por escala, todos treinados e qualificados com cursos de primeiros socorros e com conhecimentos e experiência em atendimentos de emergências clínicas, acidentes e incêndio.
 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
Para ter atendimento, basta fazer uma chamada gratuita  para o telefone 192, a qual é atendida por técnicos na Central de Regulação em Curitiba, onde é identificado a emergência e, imediatamente, transferida a ligação para o médico regulador. “Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. Este médico já fica responsável pela vítima a ser socorrida”.
Durante a ligação o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um Posto de Saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro, ou uma equipe aérea em helicóptero .Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. 


 “O SAMU de Quitandinha tem um forte potencial para realizar os atendimentos. Contudo, o mais importante é a ligação para o número 192 ser realizada o mais próximo possível da vítima, pois assim aumenta a qualidade das informações passadas ao médico e auxilia o melhor atendimento a esse paciente”.



A aeronave é tripulada por um piloto, um tripulante operacional, um enfermeiro e um médico (através de convênio com o SAMU-Curitiba) e está qualificada como suporte avançado de vida.
Além dos materiais básicos de imobilização e primeiros socorros conta com equipamentos de suporte avançado, quais sejam: CARDIOVERSOR, RESPIRADOR, ASPIRADOR, OXIGÊNIO E MATERIAL CIRÚRGICO DE EMERGÊNCIA. Assim, considerada como UTI Aérea, pode-se afirmar que o hospital vai até a vítima, aumentando consideravelmente as chances de sobrevivência e redução de eventuais sequelas.
O raio de atuação é de aproximadamente 100 km a partir de Curitiba. Dependendo do local e das condições de tráfego, o tempo de resposta da aeronave pode chegar a ser 4 vezes mais rápido que de uma ambulância. Além disso, a aeronave também é preparada para realizar resgates em locais de difícil acesso, utilizando-se de técnicas de rappel e McGuire, além de ser operada em atividades de busca e salvamento aquático.


Janeiro de 2013 

A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na última semana uma nova ambulância que atuará junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. O veículo, um Renault, modelo Master, é avaliado em R$ 122 mil.



 


     Oração dos Socorristas

Que Deus me permita a todos os instantes alcançar

o conhecimento necessário, para ajudar a quem

precisa e ajudar a quem não acha que precisa. Que
o único objetivo seja sempre ajuda sem distinção
nenhuma. Que eu possa transpor todos os
obstáculos físicos e mentais para cumprir minha
missão de ajudar. Que eu possa antes de tudo estar
bem comigo mesmo para ajudar quem precisa. Que
eu possa ser um instrumento, uma ferramenta na
construção de um mundo melhor. E que mesmo sob
mais forte das tempestades o meu trabalho e da
minha equipe possa SEMPRE estar sob o teu
comando Pai, pois está escrito “amai uns aos outros
como eu vos amei”.
 Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário